Um novato no blockchain? Essas noções básicas vão te ajudar!

0 17

O blockchain está definido para mudar o mundo para melhor. Você não acabou de ouvir isso aqui. Em um relatório, a PwC observou que o blockchain está alterando fundamentalmente o cenário de negócios.

Da mesma forma, a Mckinsey & Co. declarou que o potencial do blockchain para se tornar um novo protocolo de padrão aberto para registros, identidade e transações confiáveis ​​não pode ser simplesmente descartado.

Até mesmo figuras regulatórias importantes, como o novo presidente do Comitê de Segurança e Câmbio dos EUA, Gary Gensler, elogiaram o potencial inovador da tecnologia.

De acordo com uma previsão do Statista, os gastos mundiais em soluções de blockchain devem aumentar mais de dez vezes, de seu nível de 1,5 bilhão de dólares em 2018 para espantosos 19 bilhões em 2024.

Empresas de uma variedade de setores resolveram investir em blockchain para aliviar seus pontos fracos e prepará-los para a economia digital, e há um bom motivo: é uma inovação que revela um potencial ilimitado.

Embora sua promessa perturbadora possa fazer com que pareça um conceito complexo, na realidade, o blockchain é simples. Estamos aqui para detalhar o básico para que você esteja bem informado sobre essa tecnologia inovadora.

O que é o blockchain?

De acordo com o dicionário Merriam-Webster, blockchain é um banco de dados digital contendo informações (como registros de transações financeiras) que pode ser usado e compartilhado simultaneamente em uma grande rede descentralizada e acessível publicamente.

Curiosidade: o termo foi oficialmente adicionado ao dicionário em 2018 – uma prova do aumento de seu uso no discurso contemporâneo. Portanto, é melhor pensar no blockchain como um sistema digital de manutenção de registros.

O advento do blockchain possibilitou o nascimento de criptomoedas devido ao uso da criptografia, uma tecnologia de comunicação que restringe o conteúdo dos dados apenas ao remetente e ao destinatário pretendido, tornando impossível hackear ou manipular.

Vamos decompor o termo: bloco + cadeia

Blockchain é um banco de dados público compartilhado, chamado de razão, que roda na Internet por meio de uma rede de computadores conectados.

A conexão de computadores é conhecida como distribuída e descentralizada porque estão espalhados globalmente, não pertencendo a uma única organização como um banco ou governo.

  • As transações no blockchain são realizadas peer-to-peer (ponto a ponto), como o envio de um e-mail e sem intermediário algum no trajeto para regular, impedir ou autorizar.

Os computadores conectados na rede usam consenso para concordar e verificar transações resolvendo algoritmos matemáticos complexos. Depois que uma transação é validada, ela é adicionada a um bloco.

  • Um bloco é a coleção de dados verificados.

Pode ser pensado como uma página do seu talão de cheques. Cada bloco é marcado com a hora, semelhante ao uso de um notário tradicional, e conectado ao bloco anterior. Isso cria uma cadeia de blocos, de onde vem o nome blockchain.

  • Todos os computadores da rede mantêm um registro idêntico dos blocos existentes.

A passagem de informações no blockchain usa criptografia e algoritmos. Por causa da criptografia, as transações são imutáveis, o que significa que não podem ser alteradas ou revertidas. Além disso, todas as transações são verificadas com matemática e não com sentimentos.

  • Cada transação está disponível na cadeia, pública, transparente e verificável a todos os pontos (nodes ou nós) da rede.

O blockchain é autônomo, ou seja, autocontrolado e resistente à censura, o que significa que ninguém pode controlar quem pode transacionar ou armazenar riqueza na rede.

Características Básicas Blockchain

Uma analogia simples para entender a tecnologia blockchain 

Podemos traçar um paralelo com um documento Google. Quando criamos e o compartilhamos com um grupo de pessoas, o documento é distribuído, em vez de copiado ou transferido.

Isso cria uma cadeia de distribuição descentralizada que dá a todos acesso ao documento ao mesmo tempo. Ninguém está bloqueado esperando alterações de outra parte, enquanto todas as modificações no documento são registradas em tempo real, tornando as alterações completamente transparentes.

Características básicas do blockchain

  1. Transparente. O livro razão e o código do blockchain são públicos e estão disponíveis para revisão de qualquer pessoa;
  2. Descentralizado. Nenhum terceiro é necessário para concluir uma transação;
  3. Seguro. Não existe um ponto central de ataque, é uma combinação de tecnologia e criptografia;
  4. Global. Não há restrições geográficas ou diferenças de fusos horários que impeçam as operações;
  5. Imutável. As transações não podem ser alteradas;
  6. Sem permissão. Qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora transacionar criptoativos no blockchain.

Quando o blockchain começou?

Em 31 de outubro de 2008, um desenvolvedor (ou um grupo deles) sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto lançou um white paper estabelecendo o modelo para blockchain. O primeiro bloco foi criado em 3 de janeiro de 2009 e todos os blocos subsequentes estão vinculados ao primeiro.

Por que o blockchain é importante?

O blockchain é importante porque está resolvendo problemas no ecossistema de hoje, gerenciando e verificando dados online. A cadeia de blocos é uma evolução da tecnologia que tornará quase todos os processos mais acessíveis, justos e transparentes.

De acordo com a Computer World, o blockchain tem o potencial de eliminar grandes quantidades de manutenção de registros, economizar dinheiro, simplificar as cadeias de suprimentos e revolucionar a TI de maneiras nunca vistas desde que a internet chegou.

Quando se trata de segurança cibernética, não existe tecnologia melhor do que o blockchain.

O objetivo de usar um blockchain é permitir que as pessoas – em particular, as pessoas que não confiam umas nas outras – compartilhem dados valiosos de uma forma segura e à prova de falsificação. 

(Resenha de tecnologia do MIT)

A IBM acredita que o blockchain é ideal para fornecer informações porque são imediatas, compartilhadas e completamente transparentes, armazenadas em um livro razão imutável que pode ser acessado apenas por membros da rede com permissão.

Uma rede blockchain pode rastrear pedidos, pagamentos, contas, produção e muito mais. E, como os membros compartilham uma visão única da verdade, você pode ver todos os detalhes de uma transação de ponta a ponta, dando a você mais confiança, bem como novas eficiências e oportunidades.

Essa tecnologia disruptiva é importante porque irá interromper, redefinir e aprimorar a forma como os negócios são conduzidos em quase todos os setores globais. Para nomear alguns:

  • Cartões de crédito, pagamentos tradicionais e de comércio eletrônico;
  • Envio internacional de dinheiro;
  • Serviços bancários e empréstimos;
  • Atendimento de pessoas sem acesso ao sistema financeiro;
  • Redes de fornecimento;
  • Sistemas de votação;
  • Governo;
  • Saúde médica e farmacêutica.

Você não precisa entender como funciona o blockchain para reconhecer os inúmeros problemas que ele resolve, especialmente para os países em desenvolvimento.

O fundamento básico do blockchain é que ele é realmente um passo à frente para tornar o mundo um lugar melhor – e mais confiável.

Transações, recebimentos e pagamentos em criptomoedas vão dominar o mundo. Não chegou a hora de o seu negócio se diferenciar no mercado?

Pronto para explorar criptomoedas? Abra sua conta gratuita com o parceiro de criptografia de pagamentos mais confiável do mundo aqui!

Junte-se a milhões de usuários que usam CoinPayments em todo o mundo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais