IX BITCONF traz diferentes vozes do ecossistema cripto para evento em São Paulo
O público interessado em blockchain e criptomoedas terá muito espaço de discussão nos próximos dias em São Paulo, que sediará a IX BITCONF, Conferência Brasileira sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas nos dias 20, 21 e 22 de maio. Já os mais focados em meios de pagamento e segurança podem acompanhar a quarta edição do Payment View nesta quarta (18).
Através de palestras, debates, workshops e mini-cursos, a BITCONF tratará de temas essenciais ao ecossistema cripto, entre eles privacidade, direitos civis nas redes, internet das coisas, Blockchain, software livre, NFTs e regulamentação de criptoativos. A novidade desta edição será a participação de representantes do governo no evento.
Para o organizador da BITCONF, Para Wladimir Crippa, “é preciso criar espaços de aproximação entre a comunidade cripto e os representantes de governos em todas as esferas. A tecnologia que o Bitcoin traz e as tecnologias derivadas dele podem contribuir de maneiras inestimáveis para promover sociedades mais democráticas, transparentes e participativas”.
Regulação de cripto
As experiências de El Salvador, que tem usado bitcoin como moeda legal no país, serão trazidas pela deputada Dania Gonzalez, que participa de debate sobre regulação com o deputado federal Áureo Ribeiro, autor de um dos projetos de Lei que tramita na Câmara depois de ter sido aprovado no Senado.
Empresas estrangeiras que começam a focar nos clientes brasileiros também participam da conferência. Representantes de exchanges como Bitfinex, CoinEx, BitGet, Bitso, Biconomy, Huobi, Bybit e Billance, bem como a Hidromining de mineração, estarão presentes.
Entre os palestrantes estrangeiros estão confirmados Juan Pablo D’Antiochia, Vice-presidente sênior para a América Latina da Worldpay from FIS; Simona Fontana, CMO da Billance; Robert Duncan Littlejohn Jr, Market Leader da Atani no Brasil; Marc Lussy, Head of Projects do Banque CIC Suisse; Dmitriy Scheludko, CEO da Biconomy; John “Maddog” Hall, Board Chair no Linux Professional Institute; Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex.
Já entre os mais de 70 palestrantes brasileiros estarão o CEO da Smartpay, Rocelo Lopes; o CEO da Bitso, Thales Freitas; o CEO da Bitcoin to You, André Horta; Eduardo Salvatore, fundador da Coins; João Canhada, CEO da Foxbit; além de advogados especialistas em questões relacionadas a criptoativos, e referências no campo do software livre, desenvolvedores, ativistas e youtubers.
A jornalista especializada em economia digital e fundadora do Blocknews, Claudia Mancini, será a mediadora de debate sobre o mercado de criptoativos no dia 20, às 18h30. O painel terá a participação de João Canhada (CEO da Foxbit), André Horta (CEO da Bitcoin to You), Juan Pablo D’Antiochia (Vice-presidente sênior da Worldpay from FIS para a América Latina) e Rubens Neistein (CM da CoinPayments).
Workshops e mini-cursos
Além dos debates, a conferência contará com workshops, mini-cursos, festas e com a organização do “Satoshi Startup Village”, um espaço para a apresentação de 13 novas startups e projetos relacionados ao mundo cripto.
Entre os mini-cursos está programado um sobre a utilização da placa Labrador, um projeto brasileiro desenvolvido por professores da Escola Politécnica da USP e que conta com o apoio de Jon “Maddog” Hall, Diretor Executivo do Linux Institute e um dos grandes “evangelizadores” do software livre. A Labrador foi, inclusive, utilizada na construção de respiradores durante a pandemia da COVID-19, com um custo muitas vezes menor do que outras opções à venda no mercado.
Também será realizado um workshop sobre programação de smart contracts, em uma parceria entre a BITCONF e a GoBlockchain. A ideia é que o aluno crie seu seu primeiro contrato inteligente.
O escritório Malgueiro Campos Advocacia realiza o workshop intitulado “roadmap para adequação à regulamentação de criptoativos”, ministrado por Emília Campos e Letícia Lima. Todos os workshops e mini-curso serão realizados no Hotel Blue Tree Premium Paulista e a conferência será no Centro de Eventos Hakka, na Liberdade, em São Paulo. Inscrições pelo site www.bitconf.com.br.
Payment View
A revolução exponencial nos novos meios de pagamentos levou a Idea D a organizar a quarta edição do Payment View, evento presencial e online com a participação de especialistas do segmento que ocorre nesta quarta-feira (18) para discutir temas como segurança, tecnologia e novas tendências.
Alguns dados corroboram para o necessário aprofundamento das conversas em torno de pagamentos. De acordo com o Governo Federal, em fevereiro deste ano foram transferidos R$ 1,1 bilhão utilizando PIX. As transações em criptomoedas também seguem aumentando: foram US$ 15,8 trilhões transacionados globalmente em 2021, conforme pesquisa divulgada pelo Crypto Crime Report.
Os pagamentos por aproximação também tiveram crescimento exponencial. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou recentemente que a cada quatro transações presenciais feitas com cartões de crédito, uma já é feita por aproximação.
A diretora da Idea D, Regina Crespo, diz que o evento permitirá que os participantes tenham uma visão abrangente sobre os diversos aspectos das mudanças que estão acontecendo e suas oportunidades.
“O Bacen e os executivos de grandes empresas trarão contribuições enriquecedoras na forma de conteúdo, oferecendo diferentes pontos de vista para um setor que está passando por profundas transformações”, observa Regina Crespo.
Fonte: Blocknews