O que é bitcoin e como comprar a moeda digital mais famosa?

0 39

O bitcoin (BTC) é a primeira moeda digital do mundo, usada e distribuída eletronicamente.

Diferentemente das moedas fiduciárias, como o real e o dólar, o bitcoin possui uma rede descentralizada e ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P). Isso significa que, sendo uma criptomoeda, o BTC não é emitido e controlado por um Banco Central ou uma autoridade financeira governamental.

Além disso, o uso do bitcoin também não depende de bancos ou grandes corporações, ele é gerido por um grande ciberespaço que foi batizado de blockchain, da qual falaremos mais adiante.

Como o bitcoin nasceu?

Tudo começou em 2009, quando o código aberto do bitcoin foi apresentado pela primeira vez por um programador anônimo sob o codinome de Satoshi Nakamoto. A identidade real do criador (ou dos criadores) do BTC ainda é desconhecida.

A criptomoeda foi criada para utilização como meio de pagamento descentralizado, embora o uso mais comum atualmente seja o de especulação como ativo financeiro – o criptoativo.

O que é a mineração de bitcoins?

A produção de unidades de bitcoin é conhecida como mineraçãocoin mining – um processo em que milhares de computadores compartilham sua altíssima capacidade de processamento para criar BTC, competindo entre si para resolução de problemas matemáticos de grande complexidade.

O ganhador recebe como recompensa um bloco de bitcoin.

O que é a tecnologia blockchain?

A criação dos blocos de BTC e a validação das operações são realizadas pelos mineradores de bitcoins com a tecnologia blockchain, que permite confirmar a veracidade da chave pública (assinatura digital) utilizada.

Por esse trabalho, os mineradores ganham frações de bitcoins.

Onde os bitcoins são guardados?

Os BTC, sendo moedas absolutamente digitais e só existirem na forma de chaves criptografadas na blockchain, podem ser armazenadas em:

  • Exchanges de criptomoedas : também conhecidas como corretoras de criptoativos;
  • Carteiras digitais quentes : são as carteiras online no formato mobile, web ou desktop;
  • Carteiras digitais frias : também conhecidas como cold wallets, podem estar em hardwares físicos e pen drives.

Carteiras digitais - Bitcoin

Como comprar bitcoin?

Você não precisa ser minerador para possuir bitcoins! No Brasil há exchanges de criptomoedas que permitem a compra de bitcoins com pagamento em real.

Esse processo de compra pode ser bem simples.

Nas principais exchanges do país – Mercado Bitcoin, Foxbit, Bitcoin Trade e outras – a abertura de uma conta leva poucos minutos e os depósitos podem ser realizados com transferência bancária, depósito em dinheiro ou com cartão de crédito.

Após o envio do comprovante de depósito e da validação das informações, o saldo é liberado na conta do usuário na exchange e ele poderá adquirir bitcoins.

Nem só comprando você pode obter bitcoins!

Uma outra forma de obter bitcoins, cada vez mais usada no mundo, é vender produtos e serviços e aceitar BTC como moeda de pagamento.

No Brasil há exchanges e empresas de tecnologia que oferecem soluções para pessoas físicas e negócios que queiram receber bitcoins como forma de pagamento. Busque uma delas e dê um salto de qualidade na sua forma de vender!

As transações, recebimentos e pagamentos em criptomoedas vão dominar o mundo. Não chegou a hora de o seu negócio se diferenciar no mercado?

Pronto para explorar criptomoedas? Abra sua conta gratuita com o parceiro de criptografia de pagamentos mais confiável do mundo aqui!

Junte-se a milhões de usuários que usam CoinPayments em todo o mundo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais