O que é criptomoeda: um guia de comércio eletrônico

0 28

A novidade radical da criptomoeda

Há cerca de uma década – e aparentemente do nada – surgiu a criptomoeda, mudando a perspectiva monetária da população global. Pela primeira vez, existia uma moeda global completamente virtual com um valor uniforme.

Semelhante à forma como os pagamentos eletrônicos revolucionaram o mundo dos pagamentos – destronando o dinheiro de seu monopólio da popularidade – a criptomoeda abriu um novo futuro de liberdade financeira para muitos.

Quanto mais popularidade as moedas digitais ganham, mais amplamente aceitas se tornam. Em alguns lugares, a criptomoeda é um método de pagamento padrão em cafeterias, restaurantes e lojas de varejo.

Quem sabe onde veremos a criptografia sendo aceita nos próximos cinco anos?

Depois que o bitcoin foi inventado em 2009, moedas digitais rivais surgiram para competir com a taxa de crescimento insana do BTC.

Existem milhares de criptomoedas competindo constantemente pelo maior valor, algumas com grandes diferenças, como publicidade e privacidade, e outras apenas minimamente diferentes.

Existem tantos termos novos no mundo criptográfico que muitas vezes parece que uma nova linguagem precisa ser aprendida para entender tudo o que está acontecendo.

Mas como funciona a criptomoeda?

O que é bitcoin e por que vale tanto?

Como funciona a tecnologia blockchain?

Onde é o melhor lugar para começar a entender os contornos da criptomoeda?

Noções básicas sobre criptomoedas: breves definições

O que significa criptomoeda?

O nome criptomoeda deriva da tecnologia que a cria, baseada em uma forma densa e complicada de criptografia de cada transação e é então confirmada por um serial de mineração, que será definido mais detalhadamente a seguir.

Essa criptografia é o que torna as criptomoedas tão seguras. Elas são moedas digitais com redes que permitem pagamentos seguros que são negociados por meio de moedas ou tokens virtuais.

Esses tokens são simbólicos do livro razão de criptografia ou da coleção de assinaturas digitais que representam cada transação. Isso pode ser muito abstrato, mas se tornará mais compreensível em apenas um minuto!

Chaves públicas e privadas

Cada transação criptográfica contém uma chave pública e uma chave privada.

  • A chave pública é o equivalente ao nome de usuário de um indivíduo em um e-mail ou perfil de rede social;
  • A chave privada é como uma senha conhecida exclusivamente pelo usuário e mantém a transação totalmente segura.

As criptomoedas são moedas ponto a ponto; pretende-se retirar terceiros do processo, como um banco ou financeira, que costumam processar a transação entre as duas partes.

Em vez disso, a criptografia é descentralizada, de modo que nenhuma nação ou banco determina seu valor e não participa das transações. O que torna essas transações únicas?

Como elas são mais seguras do que qualquer outro pagamento eletrônico?

Tecnologia blockchain

Todas as transações de criptomoedas funcionam com a tecnologia blockchain. Ao contrário da maioria das transações eletrônicas armazenadas em um único banco de dados, a série ou cadeia de blocos de dados é usada para armazenar as informações e mantê-las seguras.

Embora isso possa ser inicialmente difícil de entender, pode ser dividido em etapas digeríveis.

  • Primeiro, um blockchain é um tipo específico de banco de dados que contrasta com um banco de dados tradicional porque ele armazena dados em blocos menores que são agrupados em cadeias;
  • Conforme cada bloco é preenchido com dados, é então encadeado em outro bloco. Quais dados são armazenados nesses blocos? E como isso é relevante para a criptomoeda?
  • Para muitas moedas digitais, incluindo o bitcoin, há um livro-razão público onde cada uma dessas transações é registrada e armazenada nesses blockchains.

No caso do bitcoin, o blockchain é controlado por todos os usuários e, portanto, controlado apenas pelos pares que fazem a transação.

Uma das garantias adicionais é que, uma vez que esses dados sejam inseridos no blockchain, eles não podem ser revertidos e devem permanecer os mesmos, o que significa que todas as transações estão disponíveis para que todos possam ver.

Tecnologia blockchain

Métodos de verificação

Muito se falou até agora sobre verificação e autenticação, com uma breve menção a uma espécie de mineração. Existem processos de verificação que são usados ​​para autenticar transações de blockchain.

O primeiro processo é chamado de prova de trabalho (PoW), que fornece um algoritmo que precisa ser resolvido. Uma coleção de mineiros resolve esse quebra-cabeça, verificando várias transações – o bloco de dados – e adicionando-as cronologicamente ao livro razão do blockchain.

Felizmente, esse trabalho não deixa de trazer benefícios, e aqueles que trabalham com esses algoritmos garantem alguma criptomoeda em troca.

Um segundo processo de verificação é chamado prova de aposta (PoS) que requer autenticadores desejosos que apostem uma quantidade de criptomoeda para verificar as transações.

Por causa desse tipo de adesão, a prova de participação ajuda a resolver os problemas causados ​​pelo grande poder de computação necessário no método de autenticação PoW.

Se um indivíduo que apostou em criptografia é escolhido para validar uma cadeia de transações, ele também é recompensado com criptomoeda, enquanto aqueles que verificam falsamente as transações erradas perdem parte do que usaram como garantia.

Recapitulando a compreensão sobre as criptomoedas

Apesar dos termos estrangeiros, a criptomoeda não é tão difícil de entender como pode parecer à primeira vista.

  • A criptomoeda é criptografada;
  • É baseada em criptografia, o que significa que todas as informações são ocultas;
  • As chaves públicas e privadas são os códigos especiais que fazem parte da criptografia;
  • Cada transação requer que essas duas chaves sejam concluídas;
  • A criptomoeda é peer-to-peer, nenhum terceiro adicional deve autorizar a transação entre dois indivíduos. É uma transação exclusivamente privada entre as partes.

Foi demonstrado que a criptomoeda melhora até mesmo as pequenas empresas.

Por isso, cada transação é anônima. A vantagem é a privacidade inerente e qualquer pessoa pode possuir criptomoeda sem o severo processo de cadastro exigido por outras instituições financeiras.

Por último, por causa da tecnologia blockchain usada por criptomoedas, o ambiente é totalmente descentralizado, o que significa que não está localizado em um servidor, o que protege contra hackers e fraudes.

Da mesma forma, a criptomoeda é uma moeda global. É válido em qualquer lugar do mundo porque não depende de governo ou agência nacional. Tudo isso e muito mais é o motivo pelo qual o e-commerce adotou os pagamentos criptográficos como uma forma legítima de pagamento.

Criptomoedas populares

O bitcoin é de longe a criptomoeda mais popular. Existem milhares de moedas digitais, mas o bitcoin continua sendo o mais popular – em agosto de 2021, cada unidade da moeda valia cerca de 45.000 dólares.

Depois do bitcoin está o ether, a segunda maior criptomoeda disponível. É conhecida por incorporar blockchain em outras formas de tecnologia, mais notavelmente construindo diferentes aplicativos descentralizados (dApps).

Em seguida, vem o litecoin, criado por um engenheiro que trabalhava no Google.

Outra criptomoeda popular é o ripple, que usa um sistema de criptografia incrivelmente complexo e, consequentemente, é projetado para transações de maior valor.

A vantagem do bitcoin é sua taxa de processamento mais rápida devido ao avanço da tecnologia de blockchain.

Efeitos no comércio eletrônico

O que as criptomoedas significam para comerciantes e clientes? Que mudanças podem afetar o futuro das transações?

Com a popularidade crescente do bitcoin e as milhares de outras moedas virtuais que agem como moedas descentralizadas e globais, é possível que elas substituam os pagamentos com cartão, do mesmo modo que os pagamentos com cartão começaram lentamente a substituir o dinheiro.

E sendo não apenas uma alternativa rival, mas o novo normal.

No movimento em direção a maior privacidade, menos imposição de terceiros e o avanço contínuo da tecnologia de blockchain, pode muito bem haver um mundo onde as transações de bitcoin são necessárias para uma empresa continuar prosperando no futuro.

Efeitos no comércio eletrônico

Começando em criptomoeda: pagamentos e transações

Integração com e-commerce

Para comprar, armazenar e pagar com criptomoedas, uma carteira criptográfica, como as geridas pela CoinPayments, é necessária para entrar no jogo. As carteiras digitais fornecem os serviços para manter e controlar bitcoins com segurança.

A CoinPayments fornece um gateway de criptomoedas global que tenta remediar a separação entre criptomoedas e comerciantes. Ela fornece acesso a mais de 2.200 criptomoedas para usuários de carteira e mais de 120 moedas digitais para comerciantes.

Junto com a integração fluida da CoinPayments com as empresas, diferentes plug-ins e ferramentas personalizadas permitem que cada comerciante forneça pagamentos criptográficos sem esforço como uma opção para o cliente.

A CoinPayments está representada em mais de 190 países e foi projetada intencionalmente para integrar os comerciantes que desejam um gateway de criptografia de pagamento seguro e que se integra facilmente à sua empresa.

A criptomoeda está entrando rapidamente no mercado e mais e mais consumidores estão incorporando-a como uma forma comum de pagamento.

A integração de pagamentos de criptomoedas em uma loja de comércio eletrônico por meio de um gateway como a CoinPayments é um investimento cujos benefícios superam qualquer pequeno esforço.

A aceitação de pagamentos criptográficos elimina os riscos de estorno, oferece taxas de processamento baixas para os comerciantes e expande a base de clientes devido às transações sem fronteiras.

Se a ascensão do bitcoin e das altcoins diz alguma coisa é que os sistemas de pagamento digitais e peer-to-peer irão durar muitos anos e muito provavelmente se tornarão uma parte normativa do mainstream em algum momento.

Conclusão: a importância das criptomoedas para o e-commerce

Pagamentos criptografados podem trazer muito valor para qualquer comerciante. As vantagens dos pagamentos com criptomoeda são inúmeras, desde as taxas de processamento baixas e nenhum estorno até as transações rápidas e sem limites geográficos.

Os comerciantes que já começaram a aceitar pagamentos com moedas digitais em suas lojas online tiveram um crescimento de vendas significativo e na expansão da base de clientes.

Transações, recebimentos e pagamentos em criptomoedas vão dominar o mundo. Não chegou a hora de o seu negócio se diferenciar no mercado?

Pronto para explorar criptomoedas? Abra sua conta gratuita com o parceiro de criptografia de pagamentos mais confiável do mundo aqui!

Junte-se a milhões de usuários que usam CoinPayments em todo o mundo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais